Helton crítica rede alternativa de captação de água do Córrego da Onça e pede implantação

Helton crítica rede alternativa de captação de água do Córrego da Onça e pede implantação de sistema permanente para o fim da falta de água na cidade

Webmaster 13/02/2014 - 18:42
Na sessão dessa segunda-feira, 10, o vereador Helton Venâncio (PSDB) usou a Tribuna da Câmara para comentar e mostrar imagens que comprovam a real necessidade na implantação de um sistema permanente de captação de água do Córrego da Onça para suprir a redução do nível da água nas Represas Calmon e Rosária em épocas de estiagem.

Helton se referiu a recente obra realizada pela Prefeitura com a ajuda da Usina Ipiranga. A indústria emprestou toda a tubulação para que a água do córrego da onça fosse captada e despejada nas represas de abastecimento locais.

Helton afirmou que reconhece a captação das águas do Córrego da Onça como a solução para a falta de água nas represas e deixou claro não julgar a ação da Prefeitura na sua realização. No entanto, ele também reconhece que os 2,5 quilômetros de tubulação instalada nessa ação apresenta vários riscos e tem de ser substituída de forma permanente e segura, com tubulação resistente e vedação segura, implantada no subsolo e sem oferecer riscos de contaminação, tanto que formalizou indicação para o prefeito.

“Chequei pessoalmente e registrei com imagens apresentadas nessa noite toda a tubulação instalada pela Prefeitura para a captação das águas do Córrego da Onça e o que pude perceber é que ela apresenta várias emendas que podem gerar risco de contaminação, pois em alguns trechos elas se encontram próximas a redes de esgoto. Elas também estão expostas ao solo podendo ser facilmente danificadas. Foi isso que quis mostrar à população para que todos estejam cientes de que a ação não é adequada, embora esteja sendo útil nesse momento crítico de seca”, explicou o vereador.

O vereador Edevaldo Guilherme, líder do PMDB em Descalvado, rebateu as críticas de Helton na tribuna, para informar as reais intenções da Administração Municipal. Entre outras palavras Edevaldo disse que o prefeito juntamente com a sua equipe da SEMARH tem discutido o assunto e analisa realizar um estudo hídrico na cidade, a fim de que isso indique a melhor forma de formalizar uma solução permanente para driblar os períodos difíceis em que a Prefeitura não consegue manter o abastecimento de água na cidade.

A indicação de Helton de nº 38 foi protocolada e enviada ao Chefe do Poder Executivo, Henrique Fernando do Nascimento, juntamente com uma mídia DVD contendo fotos e vídeos que ilustram a atual forma de captação de água do Córrego da Onça até as mencionadas represas.


Logo do Facebook Deixe seu comentário