SP lança novo RG digitalizado, mais seguro e econômico

SP lança novo RG digitalizado, mais seguro e econômico

Webmaster 08/02/2014 - 10:09
Um modelo mais econômico, digitalizado e com mais dispositivos de segurança. Este é o novo RG lançado em São Paulo pelo governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira, 6. Além destas vantagens, o documento fica pronto mais rápido. A primeira via do RG continua sendo gratuita e o cidadão não precisa mais arcar com a foto.

"É um grande passo no sentido de facilitar a vida do cidadão, que vai ganhar tempo. De outro lado, reduz custos", afirmou o governador. Outro aspecto são os novos itens de segurança. O QR Code (impresso no verso do RG) armazenará eletronicamente informações como nome, data de nascimento e fotografia. O código será lido por um aplicativo de uso exclusivo da polícia.

Todos os RGs já são emitidos no novo formato, com papel especial, película protetora e borda diferenciada. Além disto, o número do RG aparece em vermelho e negrito, para facilitar a visualização. A foto e a impressão digital também estão mais nítidas.

O novo sistema de digitalização da foto e das impressões digitais está sendo implantado na Central do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton), em 10 postos do interior e em parte do Poupatempo Luz, na capital. Até março, outras regiões receberão mais 200 kits de coleta digitalizada.

Nas próximas semanas, cada Seccional e 15 postos da Grande São Paulo também receberão os kits. A expectativa é que até o fim de 2014 o novo sistema esteja implantado em todos os postos do Estado.

Coleta de digitais

Com o novo RG, o IIRGD terá um novo sistema de coleta de impressões digitais. Todas as impressões digitais de novos RGs emitidos (são 400 mil por mês) serão armazenadas digitalmente. "O criminoso, quando vai cometer um crime, apoia em algum lugar, algum vestígio de impressão digital ele deixa. E com esse banco de dados, você vai poder esclarecer o crime", disse Alckmin.

O banco ainda será alimentado por cadastro do Detran. Em dois anos, a estimativa é de que as impressões digitais de 20 milhões de pessoas estejam cadastradas.

Como tirar RG

Para tirar a carteira de identidade, o cidadão precisa se dirigir aos postos do Poupatempo, à sede e aos demais postos do IIRGD. A primeira via é gratuita. É necessário levar Certidão de Nascimento ou Casamento, além de foto 3x4 recente, no caso dos postos que ainda não têm o sistema eletrônico.

O antigo modelo de RG continua valendo.

Do Portal do Governo do Estado

Logo do Facebook Deixe seu comentário