Festival seleciona pratos típicos da cozinha paulista

Festival seleciona pratos típicos da cozinha paulista

Webmaster 07/02/2014 - 07:32
Sucesso em 2013, Sabor de São Paulo chega à sua segunda edição e percorre 15 cidades em todo Estado



Começa em fevereiro a segunda edição do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, que tem como objetivo redescobrir os pratos mais emblemáticos do Estado. O projeto é da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, realizado pela revista Prazeres da Mesa e conta com apoio educacional do Senac São Paulo.

O sucesso da primeira edição fez com que o número de municípios participantes triplicasse. Até setembro, o festival percorrerá 15 regiões para conhecer e fomentar as múltiplas delícias que compõem esta cozinha rica e diversificada. Os melhores pratos farão parte do Guia de Turismo Gastronômico oficial da Secretaria de Turismo, e participarão do encerramento realizado na capital nos dias 27 e 28 de setembro, no Parque da Água Branca.

Todas as pessoas que criam, produzem e vendem pratos que têm forte laço cultural com sua região de origem podem se inscrever por sua cidade - quer sejam cozinheiros, comerciantes de rua ou donos de estabelecimentos que servem receitas típicas. As inscrições já estão abertas e o regulamento pode ser consultado no site www.sabordesaopaulo.com.br.

As quinze cidades-anfitriãs que pertencem às macrorregiões do Estado participantes do evento serão: São Carlos, São José do Rio Preto, Marília, Campinas, Presidente Prudente, Franca, Barretos, Bauru, Araçatuba, Ribeirão Preto, Registro- Vale do Ribeira, Santo André, Sorocaba, Taubaté e Santos (leia cronograma abaixo). Para cada etapa regional, haverá uma fase de inscrição, um período de chamada dos pratos típicos escolhidos e, finalmente, a festa eliminatória, onde serão escolhidas as quatro melhores receitas de cada macrorregião. As eliminatórias contarão, em todas as cidades, com um chef padrinho e serão organizadas no formato de feiras, onde o público poderá degustar os pratos selecionados e votar em favor de seu preferido. A entrada custará R$ 10 e dará o direito de provar todas as opções, das 17h às 20h30.

Os dez pratos conhecidos em cada etapa eliminatória serão submetidos à avaliação popular e de um júri especializado, composto pelo chef-padrinho, por jornalistas da revista Prazeres da Mesa, representantes do Senac ou da entidade anfitriã e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Este júri selecionará quatro vencedores de cada macrorregião (totalizando 60 pratos), que serão conhecidos na grande festa popular realizada em setembro no Parque da Água Branca.

Segundo o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Claudio Valverde, o programa é mais um passo para a consolidação de São Paulo como destino gastronômico e ajudará a impulsionar as atividades turísticas associadas. Para Mariella Lazaretti, da revista Prazeres da Mesa, uma das organizadoras do evento, “o sucesso do primeiro ano rendeu um guia gastronômico incrível que será distribuído por todo país. A ideia é que esse ano seja ainda maior e que o evento consiga descobrir e resgatar novos talentos em todo Estado de SP”.

Sandra Regina Mattos Abreu de Freitas, gerente de desenvolvimento do Senac São Paulo, comenta a participação da instituição no evento: “Além de estimular a economia local por meio da educação, da qualificação e da profissionalização do setor, nossa participação no festival reforça a tradição do Senac no ensino do turismo e da gastronomia”.

Serão padrinhos e madrinhas do festival os chefs: Felipe Cilli, Viko Tangoda, Eudes Assis, André Mifano, José Barattino, Rodrigo Oliveira, André Ahn, Guga Rocha, Henrique Fogaça, Ana Luiza Trajano, Carlos Bertolazzi, Ivan Achcar, Janaina Rueda, Jefferson Rueda e João Belezia.

Cronograma da segunda edição do Festival Sabor de São Paulo:

Festival Sabor de SP

Data

Cidade

Término

Chamada

Chef Padrinho

19/fev

Sorocaba

7/fev

12/fev

Felipe Cilli

26/fev

São José do Rio Preto

14/fev

19/fev

Viko Tangoda

20/mar

Taubaté

8/mar

13/mar

Eudes Assis

27/mar

Marilia

15/mar

20/mar

André Mifano

17/abr

Santo André

3/abr

9/abr

João Belezia

30/abr

Barretos

18/abr

23/abr

Rodrigo Oliveira

20/mai

Registro

8/mai

13/mai

Andre Ahn

28/mai

Araçatuba

16/mai

21/mai

Guga Rocha

3/jun

Riberão Preto

22/mai

27/mai

Henrique Fogaça

27/jun

Franca

16/jun

20/jun

Ana Luiza Trajano

10/jul

Presidente Prudente

30/jun

3/jul

Carlos Bertolazzi

23/jul

Campinas

11/jul

16/jul

Ivan Achcar

20/ago

Bauru

8/ago

13/ago

Janaína Rueda

28/ago

São Carlos

15/ago

21/ago

José Barattino

10/set

Santos

29/ago

3/set

Jefferson Rueda

27 e 28/9

Encerramento /São Paulo




Logo do Facebook Deixe seu comentário