Veja cinco dicas para começar bem o ano letivo

Veja cinco dicas para começar bem o ano letivo

Webmaster 27/01/2014 - 08:58
A próxima segunda-feira, dia 27, é a data marcada para o retorno dos estudantes às escolas estaduais. A Secretaria da Educação, em parceria com especialistas da rede, reuniu dicas para os alunos se prepararem para a volta às aulas.

A primeira orientação para os mais 4 milhões de alunos e seus responsáveis é ficar atento ao calendário, em razão do cronograma especial montado por ocasião da Copa do Mundo no Brasil. O início das aulas foi antecipado, e as férias do meio do ano acontecem mais cedo, entre 12 de junho e 13 de julho. Em outubro, haverá outro recesso, que vai dos dias 13 a 19. Mesmo com as mudanças, serão mantidos os 200 dias letivos previstos na legislação.

Outra recomendação para os estudantes é organizar o tempo, pois como o corpo humano demora alguns dias para se adaptar às mudanças na rotina, é importante que os estudantes comecem a dormir mais cedo e, já neste final de semana, ajustem o despertador para o horário em que vão acordar durante as aulas.

As dicas também vão para os pais: no final de semana que antecede a volta às aulas, tentem passar o máximo de tempo junto aos filhos e se organizem para participar da vida escolar das crianças.

Para evitar possíveis atrasos, a preparação do material escolar dos pequenos, bem como as roupas, não deve ser deixada para a última hora.

Todos podem aproveitar ainda os últimos dias para elaborar um cronograma de estudos para o ano letivo. Uma dica é acessar o Portal da Educação e conhecer os cursos gratuitos, como Inglês Online e cursinho preparatório para o vestibular, oferecidos pela Secretaria.

Do Portal do Governo do Estado

Logo do Facebook Deixe seu comentário