Parceria com instituição de Itirapina leva programa motivacional gratuito a pacientes com câncer e seus acompanhantes

Parceria com instituição de Itirapina leva programa motivacional gratuito a pacientes com câncer e seus acompanhantes

Webmaster 24/01/2014 - 22:57
A palestra inaugural do programa reuniu cerca de 80 pessoas

A parceria entre o Senac São Carlos e a Associação Voluntária no Combate ao Câncer – Grupo Amigos da Esperança de Itirapina beneficiará pessoas em tratamento de câncer e seus acompanhantes. A palestra Bem-estar e Melhoria da Autoestima, realizada em 22 de janeiro, deu início ao programa que prevê a realização de mais de 50 atividades, entre palestras, oficinas e atendimentos que serão oferecidos gratuitamente ao longo do ano para pacientes e seus familiares atendidos pela entidade.

Marilda Aparecida de Name Sartori, presidente da entidade, fez a abertura do evento ressaltando a importância da parceria com o Senac. “Estamos imensamente felizes pela parceria com o Senac, que chegou em ótima hora. Será um projeto extremamente importante para ajudar a resgatar a autoestima dos pacientes e também auxiliar os familiares, pois é um momento difícil para todos. Nós, voluntários, nem sempre temos a experiência para trabalhar determinados aspectos, por isso essa ajuda profissional do Senac é muito bem-vinda”, conta.

“O projeto dos voluntários de combate ao câncer está presente em 104 cidades do estado de São Paulo e auxilia cerca de 22 mil pacientes. A parceria com o Senac vai ajudar muito mais esses pacientes e espero que se estenda para as demais cidades”, frisou José Eduardo Nadalet, coordenador das Ligas de Combate ao Câncer da Fundação Amaral Carvalho, em Jaú.

Jurandir Santos, gerente do Senac São Carlos, também falou da importância da parceria. “A instituição tem como cerne a responsabilidade social, bem como a educação. Tenho certeza que temos muito a aprender e agradeço a todos por abraçar esse desafio conosco”, disse.

As psicólogas Cristiane Regina Reimer e Márcia Moscardini Marangoni, docentes do Senac São Carlos, também deram as boas-vindas à plateia e falaram sobre os objetivos e expectativas sobre o projeto. “Será uma aprendizagem para todos. Nosso objetivo principal é a troca de experiência que teremos durante os encontros e os questionamentos que irão gerar muita reflexão para melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, explicou Cristiane.
“Vamos provocar uma transformação, mostrar que é possível ter qualidade de vida e que devemos sempre escolher o caminho mais bonito, mais colorido para enfrentar os obstáculos que a vida nos impõe”, disse Márcia.

Na ocasião, os participantes foram presenteados com o livro Enfrentando o Câncer: cuidados com a imagem pessoal, de Claudia García Peña, publicado pela Editora Senac São Paulo.

Com objetivos específicos, quatro etapas compõem o programa desenvolvido pelo Senac. A primeira é Bem-estar e Melhoria da Autoestima, que vai oferecer ações motivacionais e assistência psicológica para promover a melhoria da autoestima, a perseverança e o equilíbrio energético. Entre as atividades previstas estão oficinas de relaxamento, de massagem e de Reiki e atendimentos de estética facial e de massagem e hidratação das mãos.

Nutrição é o foco da segunda etapa, que abordará os alimentos que contêm vitaminas, minerais e compostos bioativos que auxiliam quem está em tratamento, aumentando a imunidade e diminuindo os sintomas, como enjoos. Serão sugeridas preparações culinárias de baixo custo com alimentos que melhoram a aparência e o sabor dos pratos.

Importante para recuperar e fortalecer a autoestima dos pacientes, a etapa
Imagem Pessoal vai trabalhar a valorização da imagem corporal e facial por meio de técnicas de moda e beleza. Haverá oficinas de maquiagem, de técnicas de amarração de lenços e turbantes, de roupas e acessórios que complementam os diferentes tipos físicos e necessidades, além de dicas de cuidados com couro cabeludo, apliques e perucas.

Por fim, para resgatar a autonomia e a independência no cotidiano e na realização de novos projetos, a etapa Terapia Ocupacional prevê atividades manuais, lúdicas, artísticas e expressivas, como workshops de canto, pintura em aquarela, fuxico, customização de camisetas, confecção de acessórios para cabelo e bonecas de pano.

Amigos da Esperança de Itirapina
Fundada em 16 de julho de 1997, a Associação Voluntária no Combate ao Câncer – Grupo Amigos da Esperança de Itirapina oferece suporte a pessoas economicamente vulneráveis de Itirapina que estão em tratamento de câncer no Hospital Amaral Carvalho, de Jaú.

Entre as ações realizadas com os pacientes cadastrados na entidade estão auxílio para agendar procedimentos no hospital, transporte, custeio de exames, oferta de alimentação especial semanal para pacientes de radioterapia e quimioterapia e de cesta de alimentos mensal.



Logo do Facebook Deixe seu comentário