Agricultores preveem queda de 20% na safra de milho em Casa Branca

Agricultores preveem queda de 20% na safra de milho em Casa Branca

Webmaster 21/01/2014 - 09:14
Produtor rural esperava colher 200 sacas por hectare, mas colheu 150.
Em outra propriedade rural, plantações ainda não deram espigas.




O tempo seco provoca prejuízo aos agricultores de Casa Branca (SP), que preveem uma quebra na safra de milho de até 20% em 2014. Em uma fazenda, o produtor rural esperava colher 200 sacas de 60 quilos por hectare, mas a média não passa de 150 sacas, colheita menor que a do ano passado.

Em outra área, muitas espigas não se desenvolveram bem e faltam grãos. Apesar dos cinco pivôs utilizados para irrigação, a estiagem comprometeu a produção. “No ano passado choveu no mês janeiro 410 milímetros e neste ano choveu até agora 10 milímetros, o que é muito pouco”, comentou o agrônomo André Antoniali.

Casa Branca tem 240 produtores de milho e a área plantada é de quase 12 mil hectares para uma produção anual de 6 mil toneladas.Mas, como as espigas estão com um peso menor nesta safra, é esperada uma queda na produção. “O mercado recebe normal, mas o problema é que vai faltar peso”, explicou o produtor Luiz Roberto Trevisan.

Em outra fazenda, não há nenhum equipamento para irrigação e o produtor depende exclusivamente das condições climáticas. A área plantada é 380 hectares e em algumas áreas os problemas são aparentes. Já houve perda de produção em mais de 10% da lavoura.

Segundo os agrônomos, 50 dias depois do plantio a espiga deveria aparecer, mas dois meses depois nada apareceu. “Desde o plantio a chuva foi muito fraca, choveu muito pouco, em poucos dias e realmente foi perda total”, disse o administrador da fazenda José Carlos de Castro. "Mesmo se começasse a chover agora não adiantaria, as culturas já estão prejudicadas", completou Antoniali.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário