Racionamento de Água: “Risco existe” afirma novo secretário do SEMARH

Racionamento de Água: “Risco existe” afirma novo secretário do SEMARH

Webmaster 09/01/2014 - 11:42
Ausência de investimentos nos últimos anos, sistema defasado e obsoleto aliados ao nível pluviométrico abaixo de expectativas, fizeram com que o novo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Descalvado, Valdecir Marcolino assumisse o cargo, sabendo da possibilidade de racionamento de água na Cidade.

Para suprir a necessidade da população e evitar o risco de racionamento, principalmente da região Leste da cidade, onde alguns bairros são afetados pela falta de água, a atual administração está tomando algumas medidas emergenciais. Localizar perdas, como possíveis vazamentos, remanejamento na rede de distribuição por meio de registros e um intenso controle dos níveis das represas Rosário e Calmon, que abastecem os sistema da Cidade foram alguns mecanismos adotados de imediato. Tudo na tentativa de reduzir o consumo que passou de 9 para 12 milhões de litros por dia em dezembro, permanecendo neste patamar até o momento, representando um aumento de pelo menos 30%.

“A resolução definitiva do problema está ligada em vários fatores, isto porque demanda investimentos altíssimos e não se pode fazer isto da noite para o dia. Existem todos os trâmites burocráticos vigentes os quais devem ser respeitados. Porém todas as possibilidades serão avaliadas para que possamos resolver o mais rápido possível este clamor da população”, disse Valdecir.

A busca de recursos junto aos governos Estadual e Federal será um caminho a ser traçado pela atual administração para realização de obras de infraestrutura básica no setor.
A interligação do sistema Ipê ao Sistema Albertina utilizando bombas de recalque seria uma medida paliativa e que pode ser adotada. Outro ponto citado pelo Secretário, este de maior complexidade, porém necessariamente igual aos demais, seria a implantação de uma nova adutora ligando a ETA (Estação de Tratamento de Água) ao reservatório também do sistema Albertina.

“Peço encarecidamente para que a população economize água, vamos tentar ao máximo evitar o racionamento. Ainda assim, havendo a necessidade, a comunidade será informada sobre todos os critérios a serem adotados”, disse o Prefeito Henrique Nascimento.

Quanto aos bairros abastecidos com poços artesianos, o risco de racionamento na distribuição de água está descartado.


Logo do Facebook Deixe seu comentário