Águas da Prata atrai turistas com dez fontes de propriedades medicinais

Águas da Prata atrai turistas com dez fontes de propriedades medicinais

Webmaster 09/01/2014 - 08:10
Cidade é uma das 11 estâncias hidrominerais do Estado de São Paulo.
Trilhas e cachoeiras fazem parte do cenário natural aos pés da serra.



A cidade de Águas da Prata é uma das 11 estâncias hidrominerais do Estado de São Paulo. O panorama de turismo oferece dez tipos de fontes com propriedades medicinais. Trilhas e cachoeiras fazem parte do cenário natural aos pés da Serra da Mantiqueira.

As fontes nascem da serra que faz divisa com Minas Gerais e atraem turistas de todas as regiões, apelidando a cidade de Rainha das Águas. A mais popular das fontes é a da juventude. “Tenho 50 anos e vim tentar voltar aos 25 anos. Viajei 12 horas pra beber da fonte e ficar mais jovem”, brincou a cozinheira Lúcia Lima, de Nova Friburgo (RJ).

A alta concentração de bicarbonato na fonte é indicada para problemas no estômago. “A água tem um gosto meio salgado, mas a gente toma mesmo assim”, contou a professora Suelen Cândido. Mas há quem desconfie de suas propriedades. “Vamos ver daqui uns dez anos se ela funciona mesmo, se eu tiver vivo até lá significa que funcionou”, afirmou o policial aposentado Wagner Nogueira Santos.

No centro de Águas da Prata, as barracas de comida e artesanato movimentam a cidade. O Bosque Estadual é outro atrativo que oferece várias trilhas. Uma delas leva até a Fonte Vilela, a mais famosa por ser a mais radioativa das Américas.

“A propriedade medicinal dessa fonte é que ela é boa para os rins e tem uma água muito leve”, explicou o guia de turismo Rafael Eduardo Gomes. A caminhada tem o percurso de um quilômtro e pode ser feita sozinha ou acompanhada pelo guia. O passeio é gratuito, mas para quem não faz trilhas as águas das fontes seguem encanadas até as torneiras da cidade.

“O que me chamou mais atenção foi a natureza, as árvores, as praças, tudo muito bem cuidado e cheio de verde, pretendo voltar mais vezes”, afirmou a tatuadora Jéssica Tavares. Outro passeio que encanta os turistas é a trilha até um mirante com mil metros de altitude. Do alto é possível avistar toda a cidade de Águas da Parta e as cidades vizinhas também.

O trecho é seguido de carro e o percurso tem três quilômetros e por passar dentro de uma fazenda particular são cobrados R$ 60 por pessoa. Durante o trajeto dá para parar e se refrescar nas cachoeiras. “Nada como um banho de cachoeira para pegar todas as energias positivas, e atrair um ano mais positivo possível”, contou a nutricionista Fernanda Serra Granado.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário