Dia de São Sebastião é feriado municipal a partir desse ano

Dia de São Sebastião é feriado municipal a partir desse ano

Webmaster 08/01/2014 - 23:43
Lei nº 3670, de 11 de março de 2013, de autoria do vereador Guto Cavalcante decretou o novo feriado na cidade


No próximo dia 20 de janeiro, segunda-feira, dia em que se comemora o Dia de São Sebastião (co-padroeiro de Descalvado), fica estabelecido pela primeira vez, feriado municipal na cidade.

O feriado foi instituído pela Lei Municipal nº 3670, de 11 de março de 2013, de autoria do vereador Guto Cavalcante (PTB), que apresentou o referido projeto de lei 01/13 ainda na primeira sessão ordinária de 2013, que registrou presença de fieis e do Padre Antônio Carlos de Almeida, atual pároco da Paróquia São Sebastião de Descalvado.

Para Cavalcante, guardar o feriado é oficializar uma cultura que já existe em Descalvado, uma vez que tradicionalmente a cidade se mobiliza para acompanhar as celebrações do co-padroeiro. “A celebração de São Sebastião já é o segundo maior evento católico da cidade e merecem o nosso reconhecimento. A data sempre foi guardada por grande parte da população, comércios eram fechados mais cedo, serviços públicos também paravam antes do final do expediente, além do povo do campo que também paravam seus trabalhos para vir à procissão de São Sebastião”, enfatiza o vereador.

Além das comemorações da comunidade católica, Guto lembrou que o feriado de 20 de Janeiro ainda beneficiará o comércio de entretenimento como bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias e afins, além dos supermercados que passam a contar com um número maior de clientes, sobretudo em busca de mercadorias para festas e confraternizações.

Tradição - A Festa de São Sebastião é uma das mais importantes do calendário católico local, sendo respeitada pela maioria dos seus fieis.

Realizada em Descalvado, há quase 100 anos, no Bairro de São Sebastião, a festa sempre foi movimentada, atraindo grande parcela da população, principalmente no dia máximo da festa, ou seja, 20 de janeiro, quando se celebram a Missa e Procissão, além da tradicional quermesse.

Antigamente, quando havia uma modesta Capela no bairro, contam um dos aspectos mais interessantes do evento era a minifeira estabelecida em seu entorno com barraquinhas de miudezas ao som do serviço de alto-falantes na oferta de músicas românticas e sertanejas oferecidas por enamorados. No passado também era comum durante o trajeto da procissão, a presença de crianças em vestimenta idêntica ao glorioso Mártir São Sebastião, em pagamento de promessa por graça alcançada.

Na década de 70 a tradicional Capela do bairro foi demolida e em seu lugar construído um novo templo e ao seu derredor a Prefeitura construiu uma Praça que substituiu os antigos barracões.

A festa se modernizou com o tempo, com a realização de quermesse, barraca da Ceia e o parque de diversões, atração das mais aguardadas pelos populares, em especial pelas crianças.

Mais recentemente, em 2009, São Sebastião foi elevado co-Padroeiro de Descalvado e no ano seguinte, especificamente no dia 12 de dezembro, a Comunidade de São Sebastião foi instituída paróquia passando a integrar 10 outras comunidades: Santa Cruz, Cristo Rei, São Luiz Gonzaga, São Sebastião e as rurais: Santa Terezinha, Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora de Lourdes.



Logo do Facebook Deixe seu comentário