MEC suspende vestibular de curso da Unifeob em São João da Boa Vista

MEC suspende vestibular de curso da Unifeob em São João da Boa Vista

Webmaster 09/12/2013 - 07:53
Curso de tecnologia em gestão de RH da Unifeob teve nota insatisfatória.
Diário Oficial divulgou lista com 270 cursos que tiveram exames cancelados.


O curso de tecnologia em gestão de recursos humanos da Fundação de Ensino Octávio Bastos (Unifeob), em São João da Boa Vista (SP), está entre os 270 que terão o vestibular suspenso pelo Ministério da Educação (MEC). Na lista, divulgada na edição de sexta-feira (6) do "Diário Oficial da União", constam instituições que tiveram Conceito Preliminar de Cursos (CPC) insatisfatório em 2009 e repetiram o resultado em 2012. A assessoria de imprensa da Unifeob informou que já entrou com recurso junto ao MEC.

Na região central do Estado de São Paulo, a Unifeob, que possui mais de três mil alunos em 28 cursos de graduação, foi a única a entrar na lista do MEC, que considera insatisfatórios os cursos com conceito abaixo de 3.

O curso de tecnologia em gestão de recursos humanos teve índice 2, em uma escala que vai de 1 a 5. Apesar de ter o vestibular suspenso, o MEC não determinou o fechamento do curso da Unifeob, porque não caiu de conceito, mantendo-se no mesmo nível do índice divulgado em 2009, que também foi 2.

Procurada pela reportagem do G1, a assessoria de imprensa da Unifeob informou que vai recorrer da avaliação feita pelo MEC sobre o curso de tecnologia em gestão de recursos humanos porque não concorda com a nota. Além disso, informou que as notas dos outros cursos da instituição foram satisfatórias.

"Todos os cursos da Unifeob foram avaliados com notas iguais ou maiores a 3, conceito bastante positivo, tanto que o Índice Geral de Cursos (IGC), nota geral da instituição, subiu muito em relação ao ano passado, colocando a Unifeob como o Centro Universitário mais bem avaliado da região”, disse nota enviada ao G1.

Segundo a fundação, a nota do curso de gestão em recursos humanos não retrata a realidade da instituição. “A Unifeob já entrou em contato com o MEC e não está prevista nenhuma punição, com isso, o vestibular e o curso seguem normalmente. Por hora, será realizada uma reunião com o coordenador do curso e com a pró-reitoria acadêmica para avaliar as medidas necessárias, contudo, vale destacar que foram realizados inúmeros investimentos em infraestrutura e qualificação de professores”, afirmou a assessoria de imprensa ainda em nota.

MEC
Ao todo, 270 cursos de instituições de ensino superior terão o vestibular suspenso ou fechado. A penalidade é resultado da divulgação do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) de 2012, na última segunda-feira (2). Ela será aplicada aos cursos que tiveram conceito insatisfatório em 2009 e repetiram o resultado em 2012.

Em entrevista coletiva na tarde de quinta-feira (5), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que 152 dos 270 cursos terão o vestibular suspenso, e 118 cursos terão o vestibular fechado.

A diferença entre as duas punições é que, no primeiro caso, os cursos tiveram nota insuficiente em 2009 e 2012, mas apresentaram uma tendência ascendente na nota. Já no segundo caso, os cursos, além de terem ficado no patamar insatisfatório, ainda caíram de conceito. O MEC considera insatisfatórios os cursos com conceito abaixo de 3. A escala varia de 1 a 5.

Os 152 cursos com vestibular suspenso, que representam 24.828 vagas, deverão apresentar um protocolo de compromisso e, com isso, o MEC poderá autorizar a reabertura do vestibular. Além disso, o MEC fará uma avaliação in loco após a entrega do protocolo. Os cursos com tendências negativas deverão executar o protocolo de compromisso durante o ano para que a abertura de novas vagas seja reavaliada.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário