“O Diário de Anne Frank” – Projeto de Leitura na EMEF Profª Edna Maria do Amaral Marini

“O Diário de Anne Frank” – Projeto de Leitura na EMEF Profª Edna Maria do Amaral Marini

Webmaster 07/12/2013 - 21:38
Durante o ano letivo de 2013 a professora Valéria Cristina de Paula Formoso desenvolveu com os alunos o Projeto de Leitura “O Diário de Anne Frank” o qual resultou em sucesso, emoção e aprendizagem.

O Projeto teve como objetivo estimular e incentivar o hábito de leitura entre os alunos, uma vez que se percebe há um tempo o afastamento dos alunos do ato prazeroso de ler. O livro escolhido, “O Diário de Anne Frank”, foi escolhido pelos próprios alunos da 7ª série A e a professora aproveitou a oportunidade para o desenvolvido do belíssimo trabalho.

A obra fala de uma adolescente que teve sua vida interrompida por conta da Segunda Guerra Mundial. Era uma jovem judia que teve que se esconder com a família e mais quatro pessoas em um Anexo Secreto, que ficava aos fundos do prédio onde seu pai tinha uma empresa em Amsterdam.

O Projeto de Leitura em si começou com a leitura do livro um pouco por dia e então foram surgindo ideias que eram compartilhadas com os alunos para os mesmos pudessem complementá-las. A primeira delas foi criar um Diário feito pelos próprios alunos. Nesse Diário eles escreviam tudo que pudesse complementar a leitura dentro do contexto histórico, entendendo os principais aspectos da Segunda Guerra Mundial e sobre o Holocausto. Depois foi sugerido pela intérprete de LIBRAS, que acompanha uma aluna da classe, que se criasse um grupo na página do Facebook para que os alunos pudessem postar assuntos relacionados com o livro – o que trouxe resultados muito positivos – então, mesmo fora do período de aula os alunos continuavam em sintonia com a leitura e compartilhando informações. Foi então que se pensou em elaborar um painel para socializar o trabalho, realizado com tanta dedicação, com a escola toda. O painel conteve além de fotos outros finais criados pelos alunos para o livro.

A professora ressalta que é através da leitura que o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem, tornando-o um pouco melhor a cada leitura. E ainda a educadora deixa para reflexão uma de muitas frases escritas pela adolescente mais sensível que conheceu: “É uma maravilha eu não ter abandonado todos os meus ideais, que parecem tão absurdos e pouco práticos. Se me prendo a eles, porém, é porque ainda acredito, apesar de tudo, que as pessoas têm bom coração”. (Anne Frank).

Fica então a sugestão de leitura: “O Diário de Anne Frank”.

A Direção e a Coordenação Pedagógica parabenizam a professora e os alunos pelo trabalho desenvolvido.


Logo do Facebook Deixe seu comentário