Sexualidade na terceira idade - Mitos, verdades e a importância da prevenção de doenças

Sexualidade na terceira idade - Mitos, verdades e a importância da prevenção de doenças

Webmaster 07/12/2013 - 15:40
Desde os anos 70, a população idosa tem crescido de forma exponencial quando comparado a outras faixas etárias. Associado a isso, vem ocorrendo também um aumento de casos de doenças sexualmente transmissíssiveis (DST), principalmente a AIDS, tanto em homens como em mulheres idosas.

Por esse motivo, no dia 26 de novembro, profissionais da saúde e membros do Conselho do Idoso do Município de Descalvado participaram do I Seminário Regional de Sexualidade na Terceira Idade, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde – DRS III de Araraquara. Através de profissionais atuantes da área da saúde e psicologia, foram abordados os temas Sexualidade e Afetividade, Normalidade, Mitos e verdades na sexualidade, experiências profissionais na abordagem da sexualidade no idoso e DST, com o objetivo de promover sensibilização aos usuários e profissionais de saúde à relevância atribuída a este tema vigente de preocupação social e de saúde pública.

Conforme relatado pela assistente social Ercília Custódio Recco, articuladora e militante da saúde da pessoa idosa em Descalvado, "A sociedade e os próprios idosos banalizam o tema de sexualidade na terceira idade, muitas vezes limitados por mitos e tabus enraizados por preconceitos em sua formação. Se observa a necessidade de desmistificação conceitual da diferença entre sexualidade e ato sexual, já que sexualidade envolve entre outros, abordagens de afetividade, companheirismo, reciprocidade e convivência, e considerando que hoje aproximadamente 70% ou mais de mulheres e homens acima de 60 anos, que conjugalmente ou extra conjugalmente, mantém vida sexual ativa sem preservativos, é de grande importância o desenvolvimento de ações de educação em saúde voltadas para prevenção de DST. É relevante lembrar também que atualmente é recorrente entre os idosos a prática sexual como profissão".

Com este intuito, a Secretaria de Saúde, em prol do Dia Mundial do Combate à AIDS (1º de Dezembro), está desenvolvendo ações em todas as Unidades de Saúde através do "Fique Sabendo" - teste rápido para diagnóstico de AIDS e exibição, em todas as Unidades de Saúde, de um vídeo educativo elaborado por idosos "agentes de prevenção na prática" de DST. A Secretaria de Saúde convida toda a população a participar destes eventos.


Logo do Facebook Deixe seu comentário