4ª Conferência Municipal de Saúde lota auditório da Câmara Municipal

4ª Conferência Municipal de Saúde lota auditório da Câmara Municipal

Webmaster 15/11/2013 - 08:12
A Secretaria Municipal de Saúde realizou nos dias 07 e 08 de novembro a 4ª Conferencia Municipal de Saúde, com os trabalhos desenvolvidos a partir do tema: “Das ruas para a Saúde: O que queremos do SUS de Descalvado?”.

A Conferência foi dividida em 04 eixos centrais, para direcionamento das discussões, que geraram um número considerável de propostas para melhorias do sistema de saúde no município:

Eixo 1 – Acesso, acolhimento e atendimento com qualidade. Um desafio para o SUS. (08 propostas)
Eixo 2 – Gestão e financiamento do SUS. (19 propostas)
Eixo 3 – Controle Social. (06 propostas)
Eixo 4 – Atenção ambulatorial básica e especialidade. (08 propostas)


O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais (dentre elas a da Primeira Dama e Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Camila Mota Sposito), gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), representantes de entidades, Conselhos Municipais de Saúde e populares.

A Conferência, recorde em público com credenciamento total de cerca de 150 pessoas nos dois dias, trouxe como principais objetivos fomentar debates e avaliação da gestão da Política de Saúde, para o estabelecimento de agendas, metas, a elaboração de um plano de trabalho e proposição de ações concretas para melhoria do atendimento à população que depende do Sistema Único de Saúde. Os assuntos abordados durante o evento foram de grande importância.

Foi destacado pelo Secretário Municipal de Saúde, o Sr. Carlos Roberto Bianchi, que “A Conferência foi amplamente divulgada e eu gostaria muito que mais pessoas participassem, pois é das conversas com os usuários que nascem as propostas e as melhorias no SUS.” .

As palestras ministradas foram as seguintes:

● Dia 07/11/2013: Maria José Bistafa Pereira (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Doutorado em Enfermagem, Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública, Especialização em Assistência integral ao Trinômio Pai, Mãe e Filho, Especialização em Saúde Pública e Graduação em Enfermagem e Obstetrícia na Universidade de São Paulo), abordando o tema “DAS RUAS PARA A SAÚDE: O QUE QUEREMOS DO SUS EM DESCALVADO?”.

● Dia 08/11/2013: Carlos Roberto Bianchi (Secretário Municipal de Saúde de Descalvado, Enfermeiro com Habilitação em Médico Cirúrgica, Licenciatura Plena em Enfermagem e Formação Pedagógica na Área da Saúde), abordando o tema “O SISTEMA DE SAÚDE DE DESCALVADO”.

Durante os dois dias de evento, discussões quanto à formulação de um texto base para definição das prioridades a serem trabalhadas e formatação de diretrizes municipais que envolvem a Política Municipal de Saúde, ganharam destaque e receberam contribuições diversas.


Logo do Facebook Deixe seu comentário