Resultado do Enem 2013 será utilizado por todas federais

Resultado do Enem 2013 será utilizado por todas federais

Webmaster 13/11/2013 - 07:02
Desde sua primeira edição em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio ganhou muita importância e se tornou o principal concurso do país e um dos maiores do mundo.

Boa parte deste crescimento se deve especialmente a reformulação do modelo da prova e sua utilização para acesso ao ensino superior, a partir do ano de 2009.

De lá pra cá muitas universidades públicas passaram a aproveitar o desempenho dos candidatos no exame para complementar ou até mesmo substituir seus respectivos vestibulares.

No próximo processo seletivo, com entrada no primeiro semestre de 2014, pela primeira vez todas as 59 universidades federais adotarão o Enem.

Estas instituições utilizam o Enem basicamente de três maneiras distintas:

1- Através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que foi criado em 2010 pelo Ministério da Educação, possui edital e regras próprios e utiliza exclusivamente as notas do exame para acesso às instituições participantes. Normalmente as universidades que aderem ao SiSU o fazem em substituição aos vestibulares tradicionais, entretanto em alguns casos, como a Universidade Federal da Grande Dourados (MS), há divisão da entrada de estudantes, sendo 50% das vagas preenchidas pelo SiSU e 50% via processo seletivo próprio. As inscrições no sistema são gratuitas.

2- Exclusivamente através das notas do Enem, em substituição ao vestibular tradicional, porém sem aderir ao SiSU, como fará a Universidade Federal da Fronteira Sul (SC) em 2014.

3- Substituindo a primeira fase do Vestibular pelas notas do Enem, como faz a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em seu processo seletivo de verão, em que aplica apenas provas da segunda fase.

E a adesão ao Enem não para. Mais dez universidades federais já anunciaram que irão utilizar as notas do exame através do SiSU no próximo ano. Confira a lista:

1- Adesão integral ao SiSU:
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM),
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS),
Universidade Federal de Sergipe (UFS),
Universidade Federal da Bahia (UFBA) e
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

2- Adesão parcial ao SiSU:
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD),
Universidade Federal do Amapá (Unifap),
Universidade Federal do Pará (UFPA) e
Universidade de Brasília (UnB).

Reforçamos aos estudantes que prestaram o Enem 2013 e que desejam disputar vaga em alguma das universidades federais, que o SiSU possui regras próprias e normalmente abre prazo de inscrições em janeiro (a data exata ainda não foi confirmada pelo MEC).

Já os que pretendem se candidatar às universidades que não utilizam o SiSU, devem ficar atentos ao período de inscrição da instituição, bem como pagar a taxa de inscrição no prazo determinado.

Fonte: infoenem

Logo do Facebook Deixe seu comentário