Lu Spilla toma posse em praça de Ibaté e arromba porta da Prefeitura

Lu Spilla toma posse em praça de Ibaté e arromba porta da Prefeitura

Webmaster 10/11/2013 - 22:19
Cerimônia simbólica foi realizada na tarde de domingo na região central.
Após ato, ela tentou entrar no prédio da administração, que estava fechado.


Em meio à confusão, a prefeita eleita de Ibaté (SP), Lu Spilla (PSDB), tomou posse neste domingo (10) depois ter a cerimônia oficial cancelada pela Câmara Municipal na última sexta-feira (8). Após o fim do ato simbólico, realizado na praça central da cidade, Lu Spilla tentou entrar no prédio da administração municipal, que estava fechado. Houve tumulto e a fechadura da porta do local precisou ser arrombada por um chaveiro.

"Eu agradeço ao meu povo porque isso foi para eles. Estou muito contente porque era isso o que eu queria. Foi difícil para entrar, foi na marra. É uma pena, infelizmente, mas estamos aqui”, disse a prefeita.

A Câmara já estava preparada para a cerimônia oficial na sexta-feira, mas o presidente da casa, o vereador Donato Sobrinho (DEM), decidiu cancelar a posse. Ele enviou um documento ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e comunicou que o processo de registro de Lu está em tramitação e o julgamento do recurso suspenso, porque dois juízes pediram vistas do processo. O prazo para decisão é até o dia 14 de dezembro.

De acordo com o TRE, sem o registro oficial, caberia à Câmara decidir sobre dar posse ou não à prefeita. A prefeita eleita, advogados e vereadores registraram um boletim de ocorrência. Alguns vereadores apresentaram um oficio do juiz eleitoral de que a posse teria que ser feita em um prazo de 48 horas.

Neste domingo, os assessores da prefeita foram informados que o presidente da Câmara não estaria na cidade. Desta forma, o ato foi conduzido pela primeira secretária Sidneia Monte (PV), que formalizou a posse.

O caso
A prefeita eleita de Ibaté foi diplomada no dia 30 de outubro no Cartório da 410ª Zona Eleitoral de São Carlos. A paisagista teve a candidatura indeferida no final de setembro, entrou com recurso.

A candidata recebeu 9.660 votos, o que equivale a 52,32% do total de votos válidos na eleição do dia 6 de outubro.

A cidade realizou um novo pleito porque o prefeito eleito no ano passado, Alessandro Magno, e o vice, Horácio Carmo Sanches, foram cassados no início de maio por abuso de poder econômico e político, além da realização de propaganda institucional durante a campanha.

Lu Spilla (PSDB) concorreu ao cargo ‘sub judice’. Ela teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral de São Carlos por ser namorada do ex-prefeito José Luiz Parella (PSDB), que governou a cidade de 2005 a 2012. A prefeita eleita nega a afirmação e diz que não tem união estável com ninguém. Ela recorreu e espera o julgamento.

O que pode ocorrer
Se o recurso de Lu Spilla for aceito, ela toma posse e assume normalmente. Se for negado, ela não deve assumir a Prefeitura e pode ocorrer um novo pleito na cidade, segundo explicou a chefe do cartório eleitoral, Meri Cristina Piveta Deangelo, já que Lu conseguiu mais de 50% dos votos.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário