Projeto leva alunos para conhecer rotina de uma fazenda de leite

Projeto leva alunos para conhecer rotina de uma fazenda de leite

Webmaster 31/10/2013 - 12:59
Pratique leite foi criado por estudantes de Engenharia de Alimentos da USPFZEA, para estimular o consumo de leite

No dia 29 de outubro a fazenda Santa Rita/ Agrindus, recebeu a visita de 20 alunos do 4º ano da Escola Rotary Club de Pirassununga, que estavam sob a responsabilidade da professora Gabriela Santiago. Até ai tudo bem parecido com as outras escolas que visitam a fazenda, porém a diferença estava em que organizou a visita.

Os alunos do 4º ano de Engenharia de Alimentos da USPFZEA que idealizaram o projeto Pratique Leite, parceria do projeto USP na Escolinha. Segundo Alana Cristina de Oliveira Cordeiro, líder do grupo, este projeto pertence a disciplina de Gestão Industrial, ministrada pela Profa. Dra. Vivian Lara, que solicitou que eles cumprissem alguns desafios, sendo os principais deles escolher uma empresa alvo e, inspirado nas atividades da empresa, criar e executar ações socioambientais.

“Após algumas reuniões, decidimos estudar a Agrindus. Realizamos uma visita na qual a Helena nos explicou detalhes sobre o histórico do laticínio, produção, gestão da qualidade, cadeia de distribuição entre outros detalhes mais "técnicos". Depois de conhecer melhor a empresa e suas atividades, decidimos nos inspirar no produto de excelente qualidade sensorial e nutricional que a Agrindus oferece, fazendo uma conexão com conceitos de hábitos de vida saudável (o nome surgiu da junção de "pratique exercícios físicos" e "consuma leite")”, explica Alana

A partir dai o grupo de futuro engenheiros escolheu trabalhar com crianças porque acreditavam que adquirindo o hábito de consumir leite desde cedo, ele tende a perdurar para a vida toda e, além disso, porque acreditavam que as crianças influenciam na alimentação de toda a família.

“Assim, o principal objetivo do nosso projeto é promover ações sociais na comunidade da cidade de Pirassununga, estimulando a criação de hábitos de vida saudáveis para a melhoria da qualidade de vida”, argumenta a estudante.

Para atingir este objetivo, serão realizadas algumas atividades tais como a visita da escola a Agrindus, onde as crianças terão oportunidade de conhecer o processamento do leite, desde a criação dos animais até o produto final. Num segundo momento os universitários farão visitas às escolas, onde por meio de fotos, vídeos e uma linguagem simples, as crianças (de 2 a 8 anos) poderão conhecer o processamento do leite, bem como sua importância para o desenvolvimento e manutenção de uma vida saudável, somado a atividades físicas (gincanas) - reforçando a importância da pratica de exercícios físicos.

Como método de reforço para a conscientização das crianças, serão confeccionadas, em parceria com a Agrindus, uma cartilha para colorir com as informações mais importantes, para que todos possam aprender de maneira lúdica e nunca mais esquecer da importância que o leite tem na vida de todos nós.
Logo do Facebook Deixe seu comentário