Com 1.357 casos, Araraquara vive surto de catapora e faz vacinação

Com 1.357 casos, Araraquara vive surto de catapora e faz vacinação

Webmaster 03/10/2013 - 23:13
Número de doentes cresceu de 484 para 1.357, entre 2012 e 2013.
Entre os infectados, número de adultos cresceu e chega a 7% do total.


Os números de casos de catapora triplicaram em Araraquara (SP) neste ano e a cidade registra um surto da doença. De janeiro a setembro de 2013, foram registrados 1.357 casos, contra 484 no mesmo período do ano passado. Desde 2010 a cidade não tinha um surto da doença e para controlar a transmissão, a Secretaria de Saúde faz vacinação em massa nas creches.

Apesar do aumento dos casos, a médica da Vigilância Epidemiológica Estela Cattelani afirma que é comum enfrentar períodos de surto. “As pessoas já tiveram catapora e no outro ano diminui o número, então como a gente teve números menores nos anos anteriores, esse ano a gente tem números maiores”, explicou.

Adultos
Outro dado curioso é que o número de adultos infectados tem crescido. Neste ano, 7% dos doentes tinham mais de 15 anos. A estudante Mariana Gonzaga, de 20 anos, contraiu catapora recentemente e precisou ficar três semanas em repouso. Pelo corpo, ficaram as manchas da doença. “Tive febre muito alta, dor no corpo, e como deu febre interna os meus olhos lacrimejavam bastante”, disse a jovem, que reclama também das coceiras. “O corpo coçava muito por causa das bolhas”.

A estudante disse que não sabia que poderia pegar catapora depois de adulta. “Peguei de uma bebê de 8 meses e passei pro meu primo de 22 e ele passou para um colega dele de 40 anos”, comentou.

Segundo o médico Sanitarista Rodolpho Telarolli Júnior, a razão para a incidência de catapora em jovens e adultos é a aplicação da vacina gratuita restrita às crianças de até 3 anos. “Antigamente as pessoas podiam comprar essa vacina e parte da população com até 15 anos foi vacinada no sistema particular, e acima de 15 anos não existia vacina nenhuma, mesmo que a pessoa quisesse compra. Então a partir dos 15 anos ninguém esta imunizado, a não ser aqueles que já tiveram a doença, porque depois de ter a doença a imunidade é para o resto da vida”, comentou

Logo do Facebook Deixe seu comentário