Secretaria de Saúde tem programação especial para a semana do idoso

Secretaria de Saúde tem programação especial para a semana do idoso

Webmaster 27/09/2013 - 12:23
Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, no dia 01 de outubro, a Secretaria de Saúde, através do NASF e Unidades de Saúde e em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social através do Conselho Municipal do Idoso, desenvolverão nas Unidades de Saúde de todos os bairros no período de 01 a 11 de outubro, ações de educação em saúde relacionadas à Oficina de Prevenção de Quedas com o tema “Cuidado com os Pés”.

O intuito desta oficina é incentivar nos idosos o cuidado com os pés para que algumas doenças não determinem risco de quedas, pois sabe-se que o processo de envelhecimento acarreta modificações em todo o organismo do ser humano, inclusive nos pés. A maioria das alterações dos pés e tornozelos, sejam deformidades estruturais ou adquiridas funcionalmente, ocasionam dor e desconforto que interferem na descarga de peso nos pés e pode favorecer a redução na velocidade da marcha e equilíbrio, dificuldade em realizar as atividades de vida diária, alterações da mobilidade e consequentemente aumentar o risco de quedas. Para tanto, a maioria das alterações podem ser evitadas através da prevenção e tratamento curativo, buscando garantir ao idoso sua qualidade de vida e autonomia.

Essas ações nas Unidades constituem-se por palestra com o tema Doenças dos pés e seus riscos de riscos de quedas e dinâmicas de avaliação individual e exercícios para o os pés dos idosos em datas específicas. As Unidades de Saúde foram escolhidas como local de realização por caracterizarem-se como parte integrante da rotina de cuidado da vida do idoso, em função da grande acessibilidade e acolhimento atribuído a este usuário de cada território de abrangência. Essa oficina também será desenvolvida nas instituições de longa permanência (Asilo São Vicente de Paulo, Asilar e Santa Aliança). Abaixo segue a programação em cada Unidade de Saúde:


Dia 01/10 – USF Jardim Colonial ás 8hs
Dia 01/10 – USF Santa Cruz ás 14hs
Dia 02/10 – Centro de Saúde – local: Sede Paroquial ás 14hs
Dia 03/10 – USF Tamanduá ás 8hs
Dia 04/10 – USF São Sebastião - local: Sala de Catequese ás 14hs
Dia 07/10 – USF Morada do Sol ás 8hs
Dia 07/10 – USF Jardim Albertina ás 14hs


Logo do Facebook Deixe seu comentário