Exercícios previnem problemas de saúde após a menopausa, diz Unesp

Exercícios previnem problemas de saúde após a menopausa, diz Unesp

Webmaster 19/09/2013 - 11:08
Atividade física diariamente pode reverter consequências da hipertensão.
Estudo avaliou pressão arterial de 123 voluntárias entre 50 e 65 anos.


Uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro mostrou que exercícios físicos podem prevenir e até reverter problemas causados pela hipertensão após a menopausa. Segundo especialistas, 80% das mulheres podem ter pressão alta com o fim do cliclo menstrual. O estudo feito por alunos de pós-graduação do curso de educação física recomenda 40 minutos diários de atividade aeróbica, como caminhada, hidroginástica ou natação.

Segundo o ginecologista João Gilberto Bortolotti Filho, durante a vida fértil, o estrógeno produzido nos ovários relaxa os vasos arteriais mantendo a pressão menor, mas com a menopausa, acontecem mudanças importantes. “Esse hormônio desaparece, então a pressão se eleva, além disso, o acúmulo de gordura também fica maior, principalmente no abdome”, explicou.

A pesquisa, iniciada em 2001, avaliou os níveis de pressão arterial e funcionamento do organismo de 123 mulheres, entre 50 e 65 anos. Foi identificado que um sistema chamado renina-angiotensina, que trabalha para regular a pressão arterial, era a resposta dos problemas.

“Se não controlado, ele vai elevando a pressão das mulheres e chega a desencadear problemas sérios, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral”, afirmou a pesquisadora Angelina Zanesco.

O estudo ainda não foi concluído, mas já apresenta resultados positivos, principalmente pela descoberta que a atividade física é uma grande aliada da mulher mesmo antes da menopausa. “O exercício é uma das abordagens para prevenir o aparecimento da doença, porque depois que ela apareceu o tratamento é crônico, ou seja, para a vida toda”, disse a pesquisadora.

A dona de casa Denise dos Santos é hipertensa e foi uma das voluntárias na pesquisa. Ela sentiu melhoras na saúde depois que incluiu a atividade física na rotina diária. “Perdi um pouco de peso e o calor da menopausa diminuiu”, contou.

A manicure Sueli Secco também sentiu diferença com os medicamentos e os exercícios. “Estou ótima, me sinto super bem, não tenho canseira e estou sempre agitada. Com pressão de menina”, declarou.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário