Aeroporto de Araraquara pode ser administrado pela iniciativa privada

Aeroporto de Araraquara pode ser administrado pela iniciativa privada

Webmaster 19/09/2013 - 11:07
Reforma está sendo concluída; voos regulares começam em novembro.
Prefeitura também quer que o local receba aviões de carga.


O governo do Estado de São Paulo vai incluir o aeroporto Bartolomeu de Gusmão, em Araraquara (SP), em m lote de concessão por meio de uma parceria público privada. O local, que está em fase de conclusão de reformas e vai receber voos regulares da Azul a partir de novembro, também está na disputa o recebimento de aviões de carga.

O novo terminal de passageiros custou R$ 7,4 milhões e deve gerar 40 empregos. A partir de novembro, a empresa Azul começa a oferecer voos regulares para Campinas. Agora, o governo estadual quer entregar a administração do aeroporto para a iniciativa privada. “Você tem mais agilidade de operação, mais rapidez, é menos burocrático. Pelo que a gente tem visto nos aeroportos que já foram concessionados, melhorou a agilidade do serviço”, afirmou o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB).

Para o professor de engenharia aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), James Waterhouse, a concessão é positiva desde que o contrato seja muito bem definido com a empresa privada. “A iniciativa privada visa o lucro e ela vai querer maximizar seu lucro. Se essas regras não estiverem bem feitas isso pode gerar até uma piora. A qualidade do serviço vai ser definida pelas regras do jogo que o Estado colocar no edital de licitação desses aeroportos”, ressaltou.

O próximo passo é fazer com que o aeroporto também faça o transporte de cargas, o que facilitaria a logística das empresas de toda a região. “Claro que a disputa vai ser grande porque nós temos o aeroporto de Ribeirão Preto e o de Franca também pleiteando a mesma coisa. Eu acho que essa vocação de Araraquara, como centro de distribuição e centro de logística, vai nos favorecer nessa decisão dos governos estadual e federal”, afirmou a diretora regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Eneida Miranda de Toledo.

Logo do Facebook Deixe seu comentário