Descalvado faz apresentação na “Rede de Projetos” do Acessa São Paulo

Descalvado faz apresentação na “Rede de Projetos” do Acessa São Paulo

Webmaster 13/09/2013 - 15:27
Representado por Tania Mara Paschoal e Patrícia Balmant, Descalvado esteve presente nesta quarta-feira (11), em São Paulo, participando do concurso “Rede de Projetos”, do Acessa SP. As apresentações ocorreram na Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude.

O alto nível dos projetos concorrentes ao Prêmio, que este ano entra na sua quarta edição, deixou os jurados bem impressionados. Criatividade, variedade, alcance e inegável apelo de transformação social foram características comuns aos vinte finalistas anotadas pelos julgadores.

Tânia Mara foi uma das 20 finalistas do concurso com o "Projeto Acolher II nos Mini Cursos do Acessa SP” que é parceria com o Projeto Acolher II (NAICA) na utilização dos mini cursos do Acessa SP .

É uma extensão do Projeto Acolher I, um projeto existente dentro do NAICA (Núcleo de Atenção a Criança e ao Adolescente) ele é voltado para atender crianças de 10 a 13 anos em situação de vulnerabilidade social, uma parceria entre as Secretarias de Saúde, Educação e Social, tem uma equipe formada por professores de educação física, pedagogas e psicólogas. Nele tem por objetivo o acolhimento destas crianças bem como as descobertas e outras formas de aprender e de se relacionar.

Dentro destas formas de descobertas, aprendizagem e relacionamento, foi feita a parceria com o Acessa SP com o objetivo da inclusão digital destas crianças .

O tema abordou a ideia "Alimente -se bem sem Desperdícios” que tem o por objetivo ensinar a boa alimentação, sua importância, aproveitamento e reaproveitamento de vários alimentos do dia a dia. Também foi discutidos hábitos alimentares e disfunções como bulimia e anorexia.

Foram cinco encontros, divididos em quatro turmas. Durante todo o curso os alunos debateram e compartilharam experiências, agregadas ao ensino virtual.

Tania Mara, detentora do projeto fez sua explanação com slides do projeto no Power Point, além da cartilha de receitas do curso, distribuídas aos presentes. “O meu projeto foi o único que utilizou os mini cursos (ferramentas) do Acessa São Paulo. Estou na expectativa de ficar entre os três primeiros, ou ainda posso vencer o Projeto Destaque”, disse Tania.

A Assessora de Relações Institucionais do município, Patrícia Balmant, analisou que o Projeto de Descalvado tem boas chances de estar entre os vencedores. Ela acompanhou as 20 apresentações e avaliou como muito bons dentro do que cada um propõe. “Eu escolheria uns cinco projetos que foram mais voltados para o lado social e inclusão, os quais acredito terem boas chances de estar entre os finalistas, inclusive o da Tania”, comentou Patrícia.

Os projetos apresentados incluem exemplos de transformação social local, baseados no uso da tecnologia e no incentivo à acessibilidade digital. Cada projetista teve 10 minutos para expor seu projeto. O suspense em torno dos três vencedores só vai terminar no dia da premiação, em 09 de outubro, no Memorial da América Latina.

Segundo José Carlos Aronchi, o Programa é exemplo real em inclusão digital. “Além de fornecer as ferramentas, ele oferece também estrutura e treinamento. Conhecemos hoje, 20 potenciais vencedores ao Prêmio. Foram projetos criativos e inovadores, que incentivam a inclusão digital e trazem soluções para a vida das pessoas”, disse.

“O dia de hoje demonstra de fato o que é o Acessa SP”, avalia Carlos Akira Shigemori, gestor da Prodesp e ex-gerente do Programa. “Todos os projetos apresentados refletem no empenho por parte dos monitores, que compreendem de fato todos os ensinamentos transmitidos durante as capacitações.”

Regina Fazioli acredita que as ideias apresentadas terão um grande e positivo impacto. “São ideias e atitudes que demonstram que os projetistas realmente ‘vestem a camisa’ do programa. Mais uma vez eles demonstraram que fazem o melhor. Foram grandes sacadas que fazem com que comunidade e projetistas se apropriem do espaço do Acessa”, frisou.

O gerente do Programa Acessa SP Emilio Bizon Neto, ,destacou que todos os projetos expostos são vencedores. “Cada uma com sua característica é capaz de mudar a vida das pessoas”, disse. E comemorou: “Estamos no caminho certo. É preciso enxergar além das fronteiras, adquirir conhecimentos que agreguem valor e aplicá-los na vida das pessoas”.
Logo do Facebook Deixe seu comentário