Limpeza pública pauta indicações de Guto Cavalcante

Limpeza pública pauta indicações de Guto Cavalcante

Webmaster 05/09/2013 - 20:39
Dessa vez a reivindicação foi referente à entrada da cidade e com a coleta de materiais descartáveis

Os pronunciamentos do vereador Guto Cavalcante (PTB) na sessão de 02 de Setembro abordaram a limpeza pública da cidade, assim como suas matérias da semana. Em uma delas, Guto pede à Prefeitura que proceda a limpeza constante do gramado existente nas laterais da Via de Acesso Juvenal Pozzi, em decorrência dos resíduos provenientes dos caminhões de lixo que trafegam diariamente pelo local rumo à área de transbordo, tornando suja a entrada da cidade.

Segundo Cavalcante, a indicação visa atender ao pedido de um munícipe que o procurou abordando o aspecto negativo da entrada da cidade. “Ainda na semana passada, quando pedi calçamento para a Rua Rio Grande do Sul, no Jardim Albertina, cheguei a mencionar o descarte de sofás no barranco que fica na Via de Acesso Antônio B. Paschoal, fato, inclusive, que foi destacado por um semanário local”, disse o vereador.

Recolhimento de materiais
Ainda se referindo à limpeza pública, outra propositura do vereador se refere ao recolhimento de materiais como móveis, fios, antenas, borrachas, tábuas, entre outros. Guto sugere que sejam pré-estabelecidos dias da semana por meio de um cronograma, considerando todas as regiões da cidade (leste, oeste, norte, sul e área central) para que os munícipes possam programar a retirada desses entulhos pelos caminhões da municipalidade.

A medida proposta é uma alternativa para que a cidade não fique com tantos materiais descartados em passeios públicos por parte da população e vai ao encontro da grande quantidade de queixas dos munícipes que questionam o depósito de materiais nas calçadas por semanas. “Como a Prefeitura não tem um cronograma pré-fixado para essa coleta, como acontece com o lixo domiciliar, esse entulho acaba sendo descartado em qualquer momento permanecendo em calçadas por muito tempo ocasionando mais transtornos aos pedestres que utilizam essas vias”.

Terrenos particulares
O vereador, que desde o início do ano tem trabalhado para melhorar a limpeza pública, voltou a cobrar medidas para se garantir a constante limpeza de terrenos particulares da cidade por meio da Vigilância Sanitária. Guto levou à tribuna a informação de que uma criança chegou a ser picada por um escorpião no último final de semana, em decorrência dos terrenos sujos vizinhos à casa da garota.

O vereador citou o caso de Rio Claro que alterou suas tarifas de multa com relação à limpeza de terrenos para cobrar mais responsabilidade de seus donos. “Eu acho que aqui também tem que haver um maior compromisso do governo municipal, tem que enrijecer as leis para que proprietários de imóveis cuidem do que é seu. No entanto, eu não vejo por parte do Poder Executivo uma ação nesse sentido. Falta vontade política. Fiz várias propostas aqui nessa Casa no intuito de regularizar essa situação, e até agora nada foi feito”, desabafou.

Em forma de requerimento, Guto pediu informações dos custos, por metro quadrado, para limpeza desses terrenos particulares até para uma indicação futura que possa ajudar o município minimizar este problema.


Logo do Facebook Deixe seu comentário