Carreta de prevenção de câncer pode vir ao município

Carreta de prevenção de câncer pode vir ao município

Webmaster 31/08/2013 - 07:53
A falta do diagnóstico precoce ao câncer ainda é a principal causa que dificulta o combate á doença

A vereadora Ana Paula Peripato Guerra (PT) está requerendo da Secretaria Municipal de Saúde uma parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, para que Descalvado receba a Unidade Móvel “Carreta de Prevenção ao Câncer” para a realização de exames preventivos e diagnósticos da doença.

Atualmente o hospital de Barretos possui seis unidades móveis que realizam o rastreamento do câncer de mama, colo de útero, próstata e câncer de pele por meio de exames preventivos na população. No caso do câncer de pele, além dos exames, os pacientes podem ser tratados na própria unidade móvel, equipada com um centro cirúrgico completo para a realização de cirurgias ambulatoriais.

Paula acredita que o município deva se planejar para trazer essa carreta promovendo um mutirão à população que muitas vezes tem que se locomover para outros centros para o tratamento. “Realizar esses procedimentos sem viajar para outros centros seria de grande beneficio a população e a nossa cidade, podendo até contribuir para a queda nos casos de morte pelo câncer”.

A atuação da carreta tem conquistado resultados positivos. Segundo informações do próprio Hospital do Câncer de Barretos, do total de mulheres diagnosticadas com câncer, 80% dos casos estavam em estado inicial - período do desenvolvimento da doença em que a chance de cura é de 90%. Com o sucesso desta iniciativa, o trabalho de prevenção foi estendido para toda a população rural e urbana de Barretos.


Logo do Facebook Deixe seu comentário