PF faz operação para combater desvio de verbas da educação no Paraná. Quadrilha tem célula em São Carlos

PF faz operação para combater desvio de verbas da educação no Paraná. Quadrilha tem célula em São Carlos

Webmaster 09/08/2013 - 09:22
Quadrilha é suspeita de desviar cerca de R$ 6,6 milhões do IFPR.
Mandados serão cumpridos em Curitiba, Cascavel e em 2 cidades de SP.


A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria Geral da União, realiza, desde o início da madrugada desta quinta-feira (8), uma operação para combater uma quadrilha suspeita de desviar recursos públicos avaliados em cerca de R$ 6,6 milhões destinados à educação técnica do Paraná. A ação foi batizada de "Sinapse".

De acordo com as investigações, que começaram em 2012, o dinheiro era desviado do setor de ensino a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (IFPR).

Ao todo, serão cumpridos 18 mandados de prisão, três deles contra funcionários públicos do Instituto, 10 mandados de condução coercitiva, e 43 de busca e apreensão em Curitiba, Cascavel, no oeste do estado, e em São Carlos e Sorocaba, em São Paulo. Dois servidores também foram afastados das funções.

Ainda segundo a PF, o grupo atuava por meio de termos de parceria firmados entre o IFPR e duas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIPs. Além disso, eles também são suspeitos de superfaturar projetos para cursos à distância e de aprovar, de maneira fraudulenta, integrantes da quadrilha em concursos públicos. A investigação aponta ainda que a quadrilha falsificava contratos e prestações de contas, e pagava propina a funcionários da autarquia federal e integrantes das OSCIPs.

Entre os crimes cometidos estão formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, estelionato e crimes da lei de licitações.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário