Fim do voto secreto: Emenda à Lei Orgânica do Município propõe transparência nas ações da

Fim do voto secreto: Emenda à Lei Orgânica do Município propõe transparência nas ações da Casa Legislativa

Webmaster 09/08/2013 - 08:32
A proposta de abolir a votação secreta no Legislativo teve início com total apoio dos vereadores. A mudança foi sugerida pelo vereador Edevaldo Guilherme (PMDB) que apresentou emenda à Lei Orgânica do Município de Descalvado (LOM), matéria que foi votada em 1º turno e aprovadapor unanimidade dos vereadores na 27ª Sessão Legislativa, realizada na noite de segunda-feira, 05.

O vereador Edevaldo defende que o voto aberto reflete o anseio da população, não só na esfera municipal, mas também estadual e federal, sendo uma própria recomendação da Constituição Federal. “O voto secreto favorece a corrupção, os desmandos e conchavos e vai contra a opinião do eleitor que quer saber em que cada vereador está votando. Acho que a palavra de ordem é transparência e com certeza Descalvado estará dando exemplo se assim instituir o voto aberto” argumentou Edevaldo.

Por se tratar de mudança na Lei Orgânica do Município, a aprovação da pauta depende de votação em dois turnos. Portanto, para conseguir ter sua matéria aprovada, o vereador Edevaldo tem que contar com a assinatura de todos os parlamentares novamente na votação em 2º turno, que acontecerá no próximo dia 19 de agosto.

Transporte Público – Ainda essa semana o vereador pediu ao Chefe do Poder Executivo que ofereça transporte gratuito aos munícipes, tendo como base outras cidades brasileiras que tomaram essa importante iniciativa.

A proposta vai de encontro com os anseios de uma parcela da sociedade que utiliza esse tipo de transporte e que tem uma despesa mensal com as tarifas cobradas pelas empresas que prestam o serviço.


Logo do Facebook Deixe seu comentário