Café de família de Caconde será servido para um Papa pela 2ª vez

Café de família de Caconde será servido para um Papa pela 2ª vez

Webmaster 17/07/2013 - 08:40
Papa Francisco vai tomar a bebida em visita a Aparecida (SP).
Família Bazilli mantém a tradição do cultivo do café fino gourmet.


O café produzido por uma família de Caconde (SP) será servido a um papa pela segunda vez. A primeira oportunidade foi durante a visita ao Brasil do Papa Bento XVI, em 2007, e o produto será novamente servido na quarta-feira (24), quando o Papa Francisco estiver em Aparecida (SP).

O café que será tomado pelo papa é produzido pela quinta geração da família Bazilli. A tradição começou com o avô de Pedro Bazilli, que chegou na região há quase 100 anos e descobriu em Caconde como cultivar um café com qualidade. “Somos iluminados por essa região, devido à altitude, o relevo e ao clima favorável”, disse.

Atualmente, a família possui um cafezal de 30 mil pés para a produção de um café fino, também chamado de gourmet. Foi da fazenda da família Bazilli que saiu o café servido para o papa Bento XVI, em 2007. Na época, os produtores enviaram 20 quilos para Aparecida.
Com a vinda do papa Francisco, a história se repete e quem trabalha na fazenda está feliz com a notícia. “Foi uma emoção, um homem santo tomar um café que passa pelas nossas mãos é uma maravilha”, afirmou a apanhadora Lúcia Helena Martins.

A colheita do café é manual, depois ele passa pela secagem, é torrado e mãos femininas dão o toque final . A embalagem já avisa que os grãos passaram por mãos de mulheres. “Tem todo um cuidado, um carinho especial durante a seleção manual, é muito cuidadoso”, explicou Roberta Bazilli.

A produtora não vai se encontrar com o papa e nem estar na cozinha onde a bebida será preparada, por isso ela já conversou com a chefe responsável pelo almoço para que as características do café sejam preservadas. “As recomendações foram a quantidade de pó por água, cuidado ao ferver a água para não deixar escapar o oxigênio responsável pelo aroma do café e usar uma água filtrada”, comentou Roberta.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário