Nutricionista orienta como adaptar o cardápio no inverno e evitar exageros

Nutricionista orienta como adaptar o cardápio no inverno e evitar exageros

Webmaster 17/07/2013 - 08:33
Restaurante popular de São Carlos substitui alguns alimentos nos dias frios.
Legumes refogados e cozidos podem ser consumidos no lugar das saladas.


Nos dias mais frios, o consumo de alimentos quentes e mais calóricos aumenta e alguns pratos, como as saladas, acabam ficando de lado. Segundo a nutricionista do restaurante popular da Vila Irene, em São Carlos (SP), Gabriela Carizani, apesar do organismo exigir um pouco mais no inverno para se manter aquecido, não é preciso cometer exageros.

"Tem esse gasto calórico um pouco maior para manter a temperatura corporal, mas não justifica esse aumento absurdo durante as refeições. A gente pode optar por um chá quente, em vez de chocolate quente, que é menos calórico e vai fazer o mesmo efeito de aquecer", afirmou Gabriela, que é responsável pelo preparo e distribuição das refeições.

Na hora do almoço, o estabelecimento serve entre 450 e 500 refeições. A nutricionista Marinalda Napolitano, responsável pela compra de alimentos e elaboração do cardápio do restaurante, disse que nesta época do ano as plantações oferecem legumes mais calóricos e é preciso adaptar o cardápio.
"Batata doce, mandioca, abóbora, que são ricos em amidos e acabam aumentando o valor calórico da refeição como um todo", contou Marinalda.

Para o aposentado Sebastião Rodrigues da Cunha, nos dias frios a sensação de fome é maior. "Além de almoçar e jantar, a noite a gente pede alguma coisa, o organismo pede", disse.
O soldador Valdemar Inácio Ramos disse que apesar de comer mais durante o inverno usa uma estratégia para não ganhar peso. "Exercícios, fazer ginástica, praticar algum esporte. Eu ando de bicicleta, para mim é bom", afirmou.

Substituições
A nutricionista Camila Belasalma recomenda que as saladas sejam substituídas por legumes refogados ou cozidos, inclusive no preparo de arroz e tortas. "Por exemplo, uma couve refogada com cenoura e temperada com temperos comuns. Colocando sempre pouca água para evitar perder nutrientes", explicou.
Para deixar as sopas mais saudáveis e menos calóricas, o ideal é usar um tipo de carne mais magra e evitar bacon, calabresa e creme de leite. De acordo com a nutricionista, as frutas podem ser cozidas antes do consumo.
As trocas também devem ser feitas nas sobremesas. "Uma dica é substituir o chocolate ao leite ou o branco pelo meio amargo ou amargo, que são mais nutritivos", afirmou Camila.

Fonte: G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário