Ford Corcel

Eram os anos 1.960 e existia no Brasil uma marca de carros muito atuante, a Willys Overland, sim é aquela mesma que fabricava o jeep americano da segunda grande guerra mundial. A Willys buscava um carro médio que fosse páreo para o líder Volkswagen Fusca e DKW Belcar, o seu pequeno Dauphine feito sob licença da Renault não dava mais conta do recado, para tanto deveria ser um projeto revolucionário e assim nasceu o projeto M em parceria com a francesa Renault. Esse carro chamado de M era na verdade uma versão brasileira do novíssimo Renault 12 recém lançado na Europa.

Renault Dauphine o antecessor do Ford Corcel

Renault Dauphine o antecessor do Ford Corcel

Renault 12 esse carro deu origem ao nosso Ford Corcel

Renault 12 esse carro deu origem ao nosso Ford Corcel

A Willys tinha reservado o Salão do Automóvel de São Paulo para a grande estréia, mas em 1.967 a fábrica foi vendida para a americana Ford. Quando os americanos viram que haviam adquirido um projeto pronto de um carro médio, o único carro de passeio deles na época era o Galaxie um gigante com mais de 5 metros e motor V8, não pensaram muito e depois de pequenas alterações lançaram o carro no Salão do Automóvel de São Paulo de 1.968, nascia ali o Ford Corcel.

Ford Corcel 1.968

Ford Corcel 1.968

Ford Corcel

Ford Corcel

detalhes do primeiro Ford Corcel

detalhes do primeiro Ford Corcel

 

Logo após o Salão do Automóvel a Ford lançou o Corcel 2 portas e ai virou sucesso e de tão moderno que era para os padrões do mercado brasileiro, a revista 4 Rodas considerava o Corcel cupê o carro mais bonito do país, foi o primeiro automóvel com tração dianteira no Brasil e o primeiro a ter freios a disco de série e radiador selado. O Corcel arrebatou o conceituado Título de CARRO DO ANO feito pela revista Auto Esporte nos anos de 1.969, 1.973 e 1.979 já na segunda geração.

Ford Corcel carro do ano de 1.969

Ford Corcel carro do ano de 1.969

Ford Corcel 2 portas

Ford Corcel 2 portas

Ford Corcel propaganda de lançamento

Ford Corcel propaganda de lançamento

propaganda do Ford Corcel

propaganda do Ford Corcel

corcel 1c

 

Com mecânica moderna ele vinha com motor de 1.300 cilindradas e pacatos 68 cavalos. Em 1.971 chegava o Ford Corcel GT que trazia um motor de 1.400 cilindradas e e 85 cavalos de potência, era o motor XP (extra performance) virou sonho de consumos dos garotos da época.

Ford Corcel GT XP

Ford Corcel GT XP

Ford Corcel GT XP

Ford Corcel GT

detalhe da versão esportiva do Corcel

detalhe da versão esportiva do Corcel

Em 1.973 o Ford Corcel recebe sua primeira reforma visual e mecânica, no visual a Ford alinhou o pequeno com seu lançamento, o grandalhão Maverick. O Corcel ganhava nova grade, com logotipo Ford no emblema redondo ao centro, outro desenho do capô, paralamas e lanternas traseiras. Na Parte mecânica todos os Corcel passaram a ser equipados com o motor 1.4 GP (antes restrito a versão esportiva.

 

Lançamento do Ford Corcel 1.973 com mudanças no visual

Lançamento do Ford Corcel 1.973 com mudanças no visual

Ford Corcel

Ford Corcel

painel do Corcel GT com volante exclusivo da versão e console central, um luxo naqueles tempos!

painel do Corcel GT com volante exclusivo da versão e console central, um luxo naqueles tempos!

Em 1.975 os engenheiros da Ford mexeram mais uma vez no desenho do carro e mais uma vez o aproximaram do visual do irmão maior, o Maverick. A grande novidade da linha 75 do Corcel era a versão LDO com muito luxo, teto de vinil e cara, muito cara!

linha Corcel 1.975

linha Corcel 1.975

a versão de luxo LDO

a versão de luxo LDO

requinte de carro grande e volante de Maverick esse era o Corcel LDO

requinte de carro grande e volante de Maverick esse era o Corcel LDO

Mas a linha Corcel não era só o 4 e 2 portas e o GT, existia também a versão perua ou station wagon como queiram os mais moderninhos.

Ford Belina com aplique imitando madeira, um luxo bem ao estilo americano

Ford Belina com aplique imitando madeira, um luxo bem ao estilo americano

Ford Belina comercial de lançamento

Ford Belina comercial de lançamento

 

Ford Belina

Ford Belina

Mas o tempo passou e novos concorrentes bem mais modernos foram surgindo e a Ford sentiu que era hora de mexer no seu carro de maior sucesso no Brasil, o medo era tanto que os executivos americanos lançariam o novo carro, mas deixariam o velho Corcel em linha por mais algum tempo. Se o Corcel era a cara da modernidade no final dos anos 1.960 e trazia o estilo Frances da Renault que foi sendo americanizado ao longo dos anos, o novo carro era a cara dos anos 1.970 e tinha um desenho inovador com linhas mais retas, modernas e bonitas. Os faróis e as lanternas traseiras, seguindo uma tendência da época, eram retangulares e envolventes. A grade possuía desenho aerodinâmico das lâminas, em que a entrada de ar era mais intensa em baixas velocidades que em altas. O novo carro parecia maior, mas não era. A traseira tinha uma queda suave, lembrando um fastback, foi batizado de Ford Corcel II.

Ford Corcel II ainda segredo, próximo do lançamento

Ford Corcel II ainda segredo, próximo do lançamento

Ford Corcel II

Ford Corcel II

Carro moderno, espaçoso e de ótimo acabamento com o famoso, naquela época, padrão Ford de qualidade, mas tinha um problema grave, o motor. A Ford resolveu manter no Corcel II a mesma mecânica da primeira geração só que o carro agora era bem mais pesado e como enfrentar concorrentes como Volkswagen Passat com seu motor 1.5 e Dodge Polara e seu motor 1.8 usando o velho motor Renault 1.4?

Ford Corcel II com opção de motor 1.6

Ford Corcel II com opção de motor 1.6

A solução veio em 1.979 com o motor 1.6, ainda como opcional naquele ano. O motor de 1.6 (1555 cm³) com câmbio de 4 marchas, mas com relações mais longas e 90 cv de potência bruta (66,7 cv líquidos). O Corcel II passou a andar um pouco mais rápido, fazia de 0 a 100 km/h em medianos 17 segundos e a velocidade máxima passava a ser de 148 km/h,

Ford Corcel ganhava ponteiras de plastico nos para choques, longas nas versões de luxo e curtas nas mais simples! era a grande moda do início dos anos 1.980.

Ford Corcel ganhava ponteiras de plastico nos para choques, longas nas versões de luxo e curtas nas mais simples! era a grande moda do início dos anos 1.980.

Ford Corcel

Ford Corcel

padrão Ford de qualidade era um luxo o Corcel II

padrão Ford de qualidade era um luxo o Corcel II

interior da versão esportiva

interior da versão esportiva

naquela época carro era investimento e o Corcel valorizava muito

naquela época carro era investimento e o Corcel valorizava muito

O Brasil foi um pioneiro na busca por um combustível alternativo e o álcool já equipava a maioria dos carros que saíam das fábricas no início dos anos 1.980 e como era uma tecnologia nova ainda sofria por causa do pouco desenvolvimento, mas os engenheiros da Ford acertaram a mão na conversão e a versão a álcool do Corcel se tornou a melhor entre todos os carros nacionais.

O Corcel a álcool era identificado com esse logotipo.

O Corcel a álcool era identificado com esse logotipo.

Garoto propaganda de luxo. Ayrton Senna ainda nem tinha guiado um Fórmula 1, mas já fazia sucesso divulgando o Corcel a álcool

Garoto propaganda de luxo. Ayrton Senna ainda nem tinha guiado um Fórmula 1, mas já fazia sucesso divulgando o Corcel a álcool

Ayrton Senna e o Corcel a álcool

Ayrton Senna e o Corcel a álcool

Em busca de jovens, a Ford no Brasil tinha como clientes pessoas de mais idade, além de usar o Ayrton Senna como garoto propaganda, ela criou uma versão dedicada ao público mais jovem na faixa dos vinte aos trinta e poucos anos, era o Corcel Hobby.

 

folder-raro-ford-corcel-ii-hobby-79-1979-80-1980_MLB-O-3812734675_022013

 

1287443325365_f

 

detalhes do Corcel feito para agradar os jovens

detalhes do Corcel feito para agradar os jovens

Em 1982, novo painel, ligeiramente redesenhado na caixa de instrumentos, relógio digital opcional, suspensões do Del Rey e encostos vazados de espuma de poliuretano(único ano em que isso ocorreu). Em 1983, a Ford promoveu modificações no motor 1.6 o qual denominou de CHT (sigla de “Compund High Turbulence”), cuja potência líquida na versão a álcool chegava a 73 cv, dando um fôlego extra ao Corcel, que chegava aos 150 km/h de velocidade máxima e atingia os 100 km/h em 16 segundos. Juntamente, a Ford lançou a versão 1.3 do CHT para o Corcel, que, com a potência líquida de 62 cv, atingia modestos 143 km/h de velocidade máxima, e chegava aos 100 km/h em 20 segundos. Porém, o fim do Corcel começou a ser desenhado com a chegada, no Brasil, do Ford Escort que, mesmo trazendo os mesmo motores CHT, possuía desempenho e consumo melhores que o do Corcel, além de ser um projeto mais moderno, com motor transversal. Em 1985 sofre sua última remodelação, que deixa o modelo com a frente igual a do Del Rey remodelado. Mesmo com a melhora de performance da versão 1.6 e com o aumento da gama de opções, o Corcel se tornava obsoleto diante da concorrência que oferecia carros como o Chevrolet Monza, por exemplo, lançado em 1982 que, mesmo com desempenho semelhante na versão com motor 1.6, era um carro mais atual. Adicionalmente o Passat, mesmo com projeto originário dos anos 70, atraía consumidores pelo seu desempenho, por possuir um motor bem mais eficiente que o do Corcel.

interior do último Ford Corcel de 1.986. ele deu origem ao irmão mais rico, o Del REY e no fim da vida usou o painel dele, mas empobrecido

interior do último Ford Corcel de 1.986. ele deu origem ao irmão mais rico, o Del REY e no fim da vida usou o painel dele, mas empobrecido

o último Ford Corcel

o último Ford Corcel

Em 1.980 a Ford resolveu fazer um carro de alto luxo para suprir a lacuna deixada pelo Maverick extinto em 1.979, mas não poderia ser apenas uma versão mais cara do Corcel, tinha que ter um apelo diferente, eles lançaram então o Del Rey um Corcel com a traseira redesenhada e muito, mas muito luxo na versão ouro, tinha a prata mais simples. Nos últimos anos de vida o Corcel foi cada vez mais utilizando peças do irmão mais rico e quando da sua aposentadoria até a sua parceira de toda a vida, a Belina, passou a ser Del Rey.

Ford Del Rey Ouro, ainda tem gente que o chama de Ford Corcel Del Rey!

Ford Del Rey Ouro, ainda tem gente que o chama de Ford Corcel Del Rey!

A Ford Belina também tinha sua versão ricas e famosas, era a Del Rey Scala que saiu de cena quando o Corcel morreu para dar lugar a Belina na linha Del Rey

A Ford Belina também tinha sua versão ricas e famosas, era a Del Rey Scala que saiu de cena quando o Corcel morreu para dar lugar a Belina na linha Del Rey

O Ford Corcel além da sua parceira Belina e do luxuoso e imponente Del Rey, tinha um membro feito para o trabalho braçal e que fez muito sucesso tanto nas empresas e no campo como entre os jovens, seu nome era Pampa.

Ford Corcel e Belina

Ford Corcel e Belina

Ford Belina II

Ford Belina II

a Belina virando Del Rey

a Belina virando Del Rey

versão de alto luxo, a guia.

versão de alto luxo, a guia.

Ford Pampa ainda com cara de Corcel.

Ford Pampa ainda com cara de Corcel.

 

Ford Pampa

Ford Pampa

O Ford Corcel deixou de ser fabricado em 1.986 e deixou uma legião de fãs que cultuam o carro até hoje.

 

Ford Escort lançado no Brasil em 1.983 para ocupar o lugar do Corcel

Ford Escort lançado no Brasil em 1.983 para ocupar o lugar do Corcel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta entrada foi publicada em história. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

20 respostas a Ford Corcel

  1. Georgia disse:

    Major thankies for the article.Thanks Again. Much obliged.

  2. Lucio Flavio borim disse:

    de fato o corcel gt é fera, dirigi um por anos e o carro é bem valente.

  3. K7soEN Say, you got a nice blog.Really thank you! Will read on…

  4. good seo disse:

    1UUCG4 A big thank you for your blog.Really looking forward to read more. Much obliged.

  5. seo service disse:

    tqQNPu Hey, thanks for the article post.

  6. Hello to every single one, its genuinely a fastidious for me to go to see this web siteFord Corcel |, it includes priceless Information.

  7. toms outlet disse:

    Good answer back in return of this matter with real arguments and explaining the whole thing Ford Corcel | on the topic of that.

  8. new toms disse:

    I am truly keen of reading Ford Corcel | regarding creating new web site, or even regarding Search engine optimisation.

  9. Viagra disse:

    Where can I get reputable Ambien Valium and Sklelaxin without a perscription legally?

  10. Viagra disse:

    Just found out I am pregnant but I have been taking tramadol, will it affect my pregnancy?

  11. Viagra disse:

    What happens when you take percocet for recreational purposes?

  12. Viagra disse:

    How long will hydrocodone stay in your system?

  13. Viagra disse:

    Is it possible to stop using birth control pills while on Accutane without your doctor knowing?

  14. Viagra disse:

    I didn’t get the news letter with the password either, so I had to sign up again. The password for June is “thisgirlisonfiyah” . . :)

  15. Viagra disse:

    What weights should I purchase for Blogilates?

  16. Viagra disse:

    i got soft erections since using propecia, but since i started sporting again my erections are? rock hard again. eating healty. gues im not too much affected

  17. Viagra disse:

    I LOVE BEING HIGH? ON VALIUM! I was on a cruise and me and my sister got so sick we took some… NEVER REGRETTED IT!

  18. Viagra disse:

    I have to take a urine test for a new job wednesday I took a vicodin for a headache tonight. Will it be gone by wednesday?.

  19. Viagra disse:

    If I start accutane with a low amount of acne, will it take the same amount of time or shorter to see results?

  20. Viagra disse:

    What is accutane and what are the side affects?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>