Concurso Público: Atraso na divulgação do resultado das provas aumenta risco de cancelamento do concurso

A Prefeitura de Capivari do Baixo cancelou concurso público realizado pela mesma empresa

Rodrigo 13/04/2024 - 11:22

As diversas falhas relatadas pelos candidatos que prestaram o concurso público realizado pela prefeitura de Descalvado em março vêm gerando grande insatisfação e indignação nas quase 4 mil pessoas que prestaram as provas, pois a falta de cumprimento do cronograma de datas estipulado nos editais do concurso criam um cenário de desconfiança quanto a lisura do concurso.

De acordo com o edital a divulgação do resultado preliminar das provas objetivas deveria ter ocorrido no último dia 8 de abril e a divulgação do resultado final, com a lista classificatória de aprovados deveria ter sido publicada ontem, dia 12, porém, até a publicação desta matéria nem o resultado preliminar tão pouco o resultado final haviam sido divulgados.

Desde o início da divulgação do edital do concurso as críticas e desconfianças feitas pela população nas redes sociais foram grandes, a iniciar pela má qualidade da digitalização dos documentos publicados pela prefeitura, passando pelo fato do prazo curtíssimo para inscrições e preparação por parte dos candidatos, além das falas de irregularidades supostamente ocorridas nas datas das provas vem criando especulações sobre a lisura do concurso.

 

Prefeitura de Capivari do Baixo cancelou concurso público feito pela mesma empresa

No site oficial da prefeitura de Capivari do Baixo/SC há uma nota em que a prefeitura informa o cancelamento do concurso público realizado naquela cidade pela empresa Embrasil Concurso, mesma empresa que realizou o concurso público em Descalvado.

Naquela cidade as irregularidades relatadas pela administração foi a falta de resposta quanto a notificações enviadas pela prefeitura e as várias reclamações advindas de candidatos e até mesmo da comissão do concurso, especialmente quanto à falta de respostas aos questionamentos e dúvidas sobre o concurso, que por coincidência são praticamente as mesmas que acontecem em Descalvado.

 

Prefeitura de Descalvado também analisa a possibilidade de cancelamento administrativo do concurso

A redação do Descalvado Agora teve acesso à informação de que na data de ontem ocorreu uma reunião entre o prefeito e os funcionários públicos responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização do concurso público, onde foi analisada a possibilidade do cancelamento administrativo do concurso público, impondo à empresa a responsabilização por possíveis perdas e dados que os concurseiros e a própria administração pública possam vir a ter.

Entramos em contato com uma das pessoas que participou desta reunião por ligação telefônica, que por hora omitiremos seu nome, e obtivemos a confirmação de que essa possibilidade realmente foi levantada e que durante a semana a área jurídica e administrativa da prefeitura irá se debruçar sobre todas as possibilidades existentes.

Se de fato o cancelamento ocorrer haverá uma grande irresignação por parte da população, em especial nos quase 4 mil inscritos que viram neste concurso uma maneira de garantir um emprego estável e uma remuneração mensal certeira para sua família, além de um tremendo amadorismo por parte da administração pública, sobretudo em um ano eleitoral.

 

Fiscalização da Câmara Municipal

O vereador Daniel Bertini (PODEMOS) tem fiscalizado os passos e procedimentos do concurso público, tendo em tribuna replicado possíveis irregularidades que os concurseiros levaram até ele, o que motivou um pedido de reunião entre os vereadores, funcionários da prefeitura e representantes da empresa que aconteceu na manhã da última quarta-feira, porém, mesmo tendo sido notificada a empresa que executou o concurso não enviou nenhum representante.

Em postagem na rede social Instagram a Câmara Municipal relatou as possíveis irregularidades que ocorreram no dia da prova, como por exemplo, erros nas questões, uso de celulares por outros candidatos e desorganização nas salas de aplicação, tendo a prefeitura, de forma genérica, dito que todo o processo licitatório foi realizado de acordo com a legislação.

A postagem afirma também que “a falta de transparência por parte da empresa Embrasil gera ainda mais frustração nos candidatos que já se sentem prejudicados pelos problemas no concurso”.

 

CPI do Concurso Público

A redação do Descalvado Agora teve acesso ao documento que pede a instauração de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito que irá apurar a lisura do concurso público, bem como as denúncias feitas aos vereadores e publicadas na rede social oficial da Câmara, como o uso de celulares por candidatos durante a realização das provas.

Se ao final da CPI, que já conta com o número mínimo necessário para sua instauração, as irregularidades se mostrarem verdadeiras, um relatório final será feito e enviado para o Ministério Público, podendo, inclusive ser cancelado o concurso, o que iria causar um impacto negativo à prefeitura e as pessoas que estiveram diretamente envolvidas na realização deste concurso, com a possibilidade de responderem criminalmente por possíveis ilicitudes que tenham cometido.

 

Logo do Facebook Deixe seu comentário