Morre paciente internado na UTI para tratamento de dengue

O prefeito Becão Reschini formalizou no dia 1º de abril o Decreto de Emergência em Saúde Pública por dengue

Rodrigo 05/04/2024 - 15:21

Até esta última quinta-feira, dia 4 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu os relatórios da Vigilância Epidemiológica sobre o contágio por dengue. Descalvado está com 339 pessoas infectadas, cinco delas estão internadas na Santa Casa local e uma pessoa veio a óbito na UTI do Hospital de São Carlos. Os pacientes internados na semana passada receberam alta médica.

A Prefeitura de Descalvado não tem medido esforços para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e do aumento de casos de dengue, mas só isso não basta. Toda população precisa ter consciência de que a maior parte dos criadouros estão dentro das casas e cabe a cada morador fazer a sua parte de ao menos eliminar os possíveis criadouros do mosquito em suas casas.

Com o avanço da epidemia no Município, no dia 1º de abril, segunda-feira, o prefeito Becão Reschini formalizou o Decreto nº 6.278, o qual “Declara Situação de Emergência em Saúde Pública no Município de Descalvado Provocada pela Epidemia de Dengue” – de acordo com a classificação e codificação prevista na Portaria MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional) nº 260/2022, art.3º.

Mediante o decreto, a Secretaria de Saúde poderá adotar medidas excepcionais para o enfrentamento à situação de emergência, como por exemplo: a suspensão de férias e folgas dos agentes comunitários de saúde e demais servidores da Vigilância Epidemiológica, Equipe de Controle de Vetores e do atendimento em unidades de saúde municipais, para que o reforço no combate à dengue não pare.

Primeiro óbito do ano

O caso de óbito de paciente internado na UTI da Santa Casa de São Carlos, segundo informações da Vigilância Epidemiológica, está sob investigação para saber se a causa da morte foi pelo contágio de dengue aguardando resultado de exames encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz.

 

As infecções por Covid-19 que vinham aumentando em paralelo aos casos de dengue tiveram uma regressão nas últimas semanas; de janeiro até dia 4 de abril foram registrados 331 casos positivos.

Mutirão Casa a Casa

A equipe do Controle de Vetores segue realizando a nebulização setorial nas regiões com casos de dengue, além da visitação casa a casa. Neste sábado, dia 6 de abril, o Mutirão Casa a Casa será realizado na região do Bairro Jardim Colonial no período da manhã.

Cronograma de Nebulização

Na próxima semana, de 8 a 12 de abril, a Equipe do Controle de Vetores (da Secretaria de Saúde) estará realizando a nebulização nas regiões do Centro da cidade, próximo ao Supermercado Jaú Serve e Bairro Novo Jardim Belém, próximo à EMEF. Padre Orestes Ladeira.

 

Logo do Facebook Deixe seu comentário